Atualizado em

Rosca de Canela

  • Dificuldade Difícil
  • Preparo 2 horas e meia
  • Rendimento 7 porções

Ingredientes

Massa:
3/4 xícara de leite Zero Lactose Italac
2 1/4 colheres de chá de fermento para pão
1 colher de sopa de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de óleo de girassol
1 ½ colher de chá de sal
1 colher de sopa de semente de linhaça parcialmente moída
3 colheres de sopa de água
1 xícara de farinha de trigo integral
1 ½ xícara de farinha de trigo refinada

Recheio:
1 colher de sopa de óleo de girassol
1/3 xícara de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de canela em pó

Cobertura:
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
3/4 colheres de sopa de leite zero lactose Italac
1 1/2 colheres de chá de essência de baunilha

Modo de Preparo

1. Em uma tigela pequena coloque a linhaça e a água. Deixe descansar um pouco e misture no final. Ela vai se transformar em uma espécie de gelatina. (Os grãos da linhaça não vão se dissolver por inteiro, e é assim mesmo). Aqueça levemente o leite zero lactose, não deixe muito quente.
2. Em uma outra tigela coloque o leite morno, fermento e o açúcar mascavo. Deixe descansar por uns 5 minutos, ou até o fermento agir. Adicione o óleo, a mistura de linhaça, sal e a farinha integral. Dê uma boa mexida e então comece a bater com a batedeira. Adicione a farinha refinada aos poucos, misture bem antes de colocar mais. A massa deve ser macia, mas não muito grudenta, e para isso vá colocando um pouco de farinha de cada vez. A massa deve se desgrudar dos lados da tigela, mas ainda assim ficar levemente grudando no fundo dela. Deixe bater por uns 5 a 8 minutos.
3. Quando a massa estiver no ponto, forme uma bolinha com ela e a coloque novamente na tigela, deixando descansar e crescer em um lugar coberto e quentinho por 1h – 1h30.
4. Coloque a massa em uma superfície enfarinhada e abra ela em um retângulo. Pincele óleo na superfície e salpique o açúcar e a canela. Enrole a massa e vá apertando para ficar bem firme. Corte em 7 ou 8 pedaços iguais e coloque em uma forma untada com óleo. Cubra com uma toalha morna e deixe crescer novamente por 45 minutos a 1h.
5. Depois de +- 30 min que a massa está crescendo, pré-aqueça o forno a 280°C. Quando o forno estiver aquecido e a rosca tiver crescido, asse por 15 – 20 minutos. Ela deve ficar firme e dourada. Tire do forno e deixe esfriar levemente enquanto você prepara a cobertura.
6. Para preparar a cobertura coloque o açúcar de confeiteiro e o extrato de baunilha em uma panela e adicione o leite de amêndoas ou soja. Essa cobertura vai ficar uma espécie de glacê.

Informações adicionais:

Compartilhar