Conheça quais são as diferenças e os benefícios do leite para a saúde.

9 de março de 2023

Alimento rico em nutrientes essenciais à saúde.

Quando o assunto são os minerais presentes no leite, o cálcio é o primeiro a ser lembrado. Isso porque o leite é a melhor fonte natural de cálcio, ou seja, praticamente todo cálcio ingerido do leite é absorvido.

A proteína do leite é considerada de grau máximo de qualidade pela Organização Mundial da Saúde (OMS), já que possui alto valor biológico.

Hoje, existem diferentes tipos de leite e cada pessoa se adapta melhor a um deles. A diferença entre a pessoa que é intolerante a lactose e aquela que possui alergia ao leite de vaca é simples:

 

A lactose é um tipo de açúcar produzido exclusivamente nas glândulas mamárias dos mamíferos.  A intolerância ocorre por que o organismo não produz ou, por algum motivo, passa a produzir pouca enzima lactase, não digerindo a lactose, dissacarídeo encontrado no leite e derivados.

Já a alergia a proteína do leite de vaca (APLV), é a reação exagerada do sistema imunológico às proteínas presentes no leite de vaca. Na maior parte das vezes, é desencadeada por um conjunto de proteínas. O diagnóstico de APVL deve ser feito por meio de testes laboratoriais, solicitados por médico alergista ou pediatra.

A Italac lançou o Leite A2, proveniente somente de vacas com genótipo A2A2, que, naturalmente, produzem um leite de mais fácil digestão. É um leite que contém apenas B-caseína A2, ao contrário do leite convencional, que possui os dois tipos de B-caseína, A1 e A2.

A indicação de consumo é para pessoas que sentem desconforto gastrointestinal pela sensibilidade a BCM-7 (betacasomorfina-7), produto da digestão da B-caseína A1. No leite de vaca, a B-caseína compõe, aproximadamente, 30% da caseína (principal proteína do leite).

A certificação é a única forma legal de comercializar o leite e derivados provenientes de vacas A2A2 no Brasil. A genotipagem dos animais, bem como os processos de identificação, obtenção, armazenamento, logística e processamento do leite são auditados e ajustados às normas que garantem a rastreabilidade e impedem a mistura do leite contendo B-caseína A1 ao leite contendo somente B-caseína A2.

Afinal, para quem cada leite é indicado?

Compartilhar

Italac é a 4ª marca de bens de consumo massivo mais comprada pelos lares brasileiros

Italac segue pelo 4º ano consecutivo sendo a marca de lácteos mais comprada do Brasil.

A Italac é eleita Líder em Leite UHT Integral, Desnatado e Semidesnatado.